Licenciatura em Matemática
  • Denominação: Curso de Licenciatura em Matemática
  • Titulação:
  • Reconhecimento do Curso: Parecer de Reconhecimento do CEE/RJ nº 033/2008, Deliberação nº 315/2010, Processo no MEC nº 201209321
  • Vagas oferecidas no Vestibular: 50
  • Turno(s): Noite
  • Carga Horária:  horas
  • Duração do Curso: 07 Semestres
  • Componentes Curriculares: Download
  • Docentes: Download

 Perfil do aluno

  • refletir sobre sua prática e de ser criativo na ação pedagógica, reconhecendo a realidade em que se insere;

  • avançar para uma visão de que a ação pratica é geradora de conhecimentos;

  • desenvolver uma sequência de ações onde o aprendiz vai se tornando responsável por trabalho em ordem crescente de complexidade.

  • desenvolver um conjunto de atividades tendo como objetivos a interdisciplinaridade, participação de projetos de extensão, de seminários e congressos; de oficinas de matemática, de sessões de estudo em laboratórios de informática e de Modelos Matemáticos;

  • elaborar material didático para o ensino de matemática;

  • estabelecer conexões entre os conteúdos aprendidos durante sua formação e sua função no meio social em que irá atuar.

  • ser capaz de articular as atividades de pesquisa com as problemáticas sociais pautando sua conduta profissional em critérios humanísticos e éticos;

  • ser capaz de abstrair, relacionar, concluir e formalizar axiomaticamente os diversos conteúdos matemáticos desenvolvidos;

 

Possibilidade de integração

  • Integração entre as diversas áreas do conhecimento matemático com as ciências naturais (Física Geral);

  • Integração entre as diversas áreas do conhecimento matemático com as ciências humanas (Probabilidade e Estatística);

  • Integração entre as diversas áreas do conhecimento matemático com temas transversais (História da Matemática)

 

Atuação no Mercado de Trabalho

  • Educação básica (pública e privada);

  • Educação Superior (pública e privada);

  • Docente em cursos preparatórios para concursos;

  • Elaboração de módulos matemáticos para ensino à distância;

  • Trabalho em empresas que absorvem mão de obra especializada em matemática (nível superior) como IBGE e outras;