Licenciatura em Letras Português – Literatura
  • Denominação: Licenciatura em Letras Português – Literatura
  • Titulação: Licenciado em Letras
  • Reconhecimento do Curso: Reconhecido pelo Parecer do CEE/RJ n° 006/2008, publicado em DO de 25/03/2008, Processo no MEC n° 201209324 e 201209318
  • Vagas oferecidas no Vestibular: 50
  • Turno(s): Noite
  • Carga Horária: 3050 horas
  • Duração do Curso: 07 Semestres
  • Componentes Curriculares: Download
  • Docentes: Download

O Curso

O Curso de Letras com Licenciatura em Português e suas Literaturas prepara o graduando  para atuação diretamente ligada ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio. É reconhecido pelo Parecer do CEE/RJ n° 006/2008, publicado em DO de 25/03/2008, Processo no MEC n° 201209324 e 201209318.

O curso atende as Diretrizes Curriculares Nacionais com duração de sete semestres (três anos e meio), no decorrer dos quais os componentes curriculares são distribuídos em eixos ligados à área específica de formação – língua materna e literaturas afins – e a eixos ligados à prática pedagógica e ao estágio supervisionado, objetivando a formação integral do professor.

Na área especifica, as disciplinas têm como objetivo o estudo da língua, sua estrutura e funcionamento, as variedades linguísticas nas múltiplas situações de uso, o texto e suas estruturas, a linguagem em suas manifestações, visando à garantia da proficiência em Língua Portuguesa. No âmbito da literatura, focaliza o discurso literário em suas peculiaridades e especificidades, entendendo-o como espaço de discussão e constituição da identidade cultural brasileira.

 Na área pedagógica, as disciplinas estão ligadas à prática docente e ao estágio supervisionado, que permite ao graduando obter experiências necessárias ao ingresso no mercado de trabalho.

Matriz curricular: MATRIZ_LITERATURA_2013

Objetivo Geral do Curso de Letras

  • Licenciar professores interculturalmente competentes de Língua Portuguesa e de Literatura com formação pedagógica que os habilite trabalhar, na Educação Básica, criticamente, as linguagens, sobretudo a verbal, tanto a oral como a escrita, afinados com as novas necessidades da educação em um mundo globalizado e capazes de fazer uso das novas tecnologias, promovendo a constante interação entre teoria e prática.

 

Objetivos Específicos do Curso de Letras

  • Formar professor de Língua Portuguesa e respectiva Literatura para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio.
  • Preparar adequadamente o futuro profissional para a carreira do ensino da língua materna e da respectiva literatura para um processo contínuo de educação permanente, por meio da pesquisa e da extensão.
  • Propiciar uma sólida formação de conteúdos linguísticos de língua portuguesa, levando em conta sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, sem negligenciar os conhecimentos fundamentais da sua respectiva literatura.
  • Propiciar a formação pedagógica que possibilite tanto a vivência crítica da realidade do ensino básico como também a experimentação de novas propostas que considerem a evolução dos estudos tanto da língua materna quanto da sua respectiva literatura, intermediada pelas novas tecnologias.
  • Promover uma formação geral complementar, envolvendo outros campos do conhecimento necessários ao exercício do magistério, de modo a permitir sua capacitação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente.

  

Perfil Profissional do egresso

O egresso do Curso de Letras com Habilitação em Português e suas Literaturas deve ser um profissional interculturalmente competente, comprometido com a profissão de docente, capaz de lidar de forma crítica com as linguagens, especialmente a verbal nos contextos oral e escrito, consciente de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.

O profissional em Letras deve dominar o uso da língua  que seja objeto de seus estudos, em se tratando da estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além e ter consciência, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Assim, deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente.

A pesquisa e a extensão devem articular-se nesse processo de continuidade, autonomia e permanência. Logo, o profissional em Letras deve ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.

 

Atuação no Mercado de Trabalho

  • Atuação docente na Educação Básica no Ensino Fundamental e no Ensino Básico  de instituições públicas e/ou particulares;
  • Atuação docente em cursos preparatório para concurso.